quinta-feira, 30 de maio de 2013

O QUE DEVO SABER ANTES DE VIAJAR: DOCUMENTOS


O QUE EU DEVO SABER ANTES  DE  VIAJAR
 DOCUMENTOS:
Uma viagem é sempre uma experiência única, mesmo que se vá 10 vezes ao mesmo lugar sempre encontraremos coisas novas e divertidas para ver, fazer e experimentar. Mas antes de chegarmos ao destino tão esperado é necessário que tomemos alguns cuidados principalmente em relação à documentação necessária para uma viagem internacional.
O primeiro documento que nos vem à cabeça quando falamos em viagem internacional é o passaporte. Aí então surgem algumas perguntas: Eu realmente preciso de um? Como tirar um passaporte? Quanto custa? Qual o prazo de entrega?
Eu realmente preciso de um?
Depende do destino, para entrar em alguns países da América latina (Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela) o único documento necessário é o RG, mas para todos os outros países é obrigatório o passaporte e dependendo do país um visto (leia a nossa sessão sobre vistos para uma lista de países que exigem o documento). Porém o RG deve estar em boas condições e ser recente. Muitas vezes não pude realizar o checkin de pessoas no aeroporto por causa de RG em mal estado.
Como tirar um passaporte?
Com o avanço da tecnologia ficou muito mais prático e rápido tirar um passaporte, o órgão responsável pela emissão de passaportes no Brasil é a Polícia Federal. Sendo assim, primeiro passo é entrar no site da Policia Federal ( http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte ), selecionar a opção requerer passaporte (para brasileiros) e seguir os passos apresentados no site. Esses passos são preencher um formulário com todos os seus dados, agendar uma entrevista na Policia Federal da sua cidade e pagar uma taxa chamada GRU. Essa taxa pode ser paga até a data do vencimento, porém o quanto antes melhor, não se esqueça de levar o comprovante de pagamento e todos os seus documentos originais para a entrevista. Não é mais preciso levar uma foto para o passaporte, a foto será tirada na entrevista na própria PF. Depois é só retornar na PF no dia indicado, pegar o seu passaporte novinho e fazer a viagem da sua vida!.
Quanto custa?
A taxa cobrada para a emissão de um passaporte é de cerca de 160 reais.
Qual o prazo de entrega?
Cerca de 6 dias úteis, porém é aconselhável requerer o passaporte com no mínimo um mês de antecedência da viagem, pro caso de haver algum imprevisto. O passaporte terá o prazo de validade de 5 anos a partir da data de emissão.
*pra fazer qualquer viagem internacional o passaporte tem que ter no mínimo seis meses de validade, certifique-se de que seu passaporte ainda estará dentro da validade até a data do seu retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário